Seguradoras apostam na segmentação


O Brasil é o novo foco do mercado internacional de seguros e um fator importante para este interesse é a abertura do resseguro no País. O potencial crescimento econômico da região está fazendo com que as seguradoras já comecem um movimento de expansão de carteira e serviços.

Uma das estratégias para obter melhores resultados e ampliar o número de clientes é o lançamento de novas carteiras segmentadas e seguros inusitados. A ACE Seguro, por exemplo, criou uma cobertura de Responsabilidade Civil para atender às demandas do segmento cinematográfico, trata-se do RC Filmagens.

A novidade cobre os riscos de Responsabilidade Civil para o caso de danos materiais ou corporais que possam ocorrer durante as filmagens. “Estamos ampliando nosso leque de produtos na divisão de entretenimento. Queremos atuar nesse nicho com os mesmos diferenciais com que operamos em RC Eventos, segmento em que somos líderes de mercado no Brasil e exportamos expertise para o restante da companhia, na América Latina”, destaca o diretor de RC, Robert Hufnagel.

O seguro RC Filmagens protege produtoras de longas e curtas, além de seriados e comerciais. O produto conta com coberturas para acidentes, que abrangem também os danos causados a bens de terceiros utilizados nas filmagens. Cobre ainda o roubo ou furto total desses bens, excluindo-se dinheiro e valores. Nesses casos, a cobertura fica condicionada à existência de contrato escrito, entre o segurado e o terceiro, que comprove a vinculação desses bens às filmagens.

Já a AGF Seguros lançou um produto para um público específico, após pesquisa de mercado. AGF Auto Especial é seguro de auto voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais. O novo produto oferece coberturas e serviços exclusivos.

Nesse seguro, destacam-se os serviços como o carro reserva com direção hidráulica e câmbio automático, ao invés do tradicional veículo popular; prioridade na central de atendimento e para acionar guincho e táxi; serviço de courrier para busca ou envio de qualquer documento na cidade onde reside.

Um dos principais benefícios para o segurado refere-se à isenção de impostos. De acordo com a legislação vigente, pessoas com deficiência estão isentas de pagar tributos como ICMS e IPI na compra de carro novo. A AGF Seguros decidiu que, diferentemente do que é praticado pelo mercado, no caso de perda total, a companhia vai indenizar o segurado pelo valor da tabela FIPE, sem deduzir os impostos.

"Esse é um dos grandes diferenciais do produto, pois a AGF estará assumindo os custos dos tributos e o trâmite do processo, nos casos previstos por lei", diz Marcelo Goldman, diretor de Massificados (Auto, Condomínio e Residência) da AGF Seguros. É importante ressaltar que os impostos correspondem a cerca de 30% do valor do veículo.



Funenseg (12/11/2007)