Mais ofertas de veículos e inadimplência alta aumentam necessidade por soluções antifraude no segmen


Hunter, da Serasa Experian, permite a detecção de fraudes nas solicitações de financiamento para o mercado de automóveis
 
Os juros em queda e as medidas do governo para incentivar o crédito no setor automotivo, como a redução do IPI, trazem na bagagem um sobrepeso indesejado: o aumento das taxas de inadimplência e fraude. No primeiro semestre do ano, a porcentagem de consumidores com dívidas no segmento chegou a 6,0% em julho, segundo dados do Banco Central. E a tendência é que a corrida pelas concessionárias siga crescendo. Emperrar este processo não está nos planos dos credores do setor. Mas, para extrair apenas vantagens das vendas, o caminho é a prevenção.
 
A proximidade entre a Serasa Experian e as financeiras de automóveis possibilitou a compreensão mais apurada das necessidades deste mercado e a ocorrência de fraudes aparece no topo da lista de preocupações. A solução Hunter, desenvolvida pela companhia e que pode ser aplicada no segmento automotivo, apresenta-se como uma aliada do setor. Configurada para detectar comportamentos suspeitos na procura por financiamentos, promove o cruzamento de dados pessoais – como números de telefone, endereços e dados cadastrais em geral – e busca inconsistências entre as solicitações de crédito. Além disso, a solução ressalta a ocorrência de pedidos simultâneos por outros produtos, o que pode configurar uma tentativa de fraude.
 
“O Hunter, quando integrado às operações existentes, busca conexões fraudulentas ou suspeitas em relação à base histórica de dados”, afirma o presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian. “A solução tem como principal objetivo ajudar nossos clientes a reduzir a fraude por meio de profundo conhecimento e experiência no tema, combinando dados e modelos matemáticos, promovendo flexibilidade e segurança”.
 
O setor automotivo também conquista maior poder preditivo nas decisões de crédito. “Ao se deparar com um pedido de financiamento, as empresas ganham capacidade de determinar com quem vão fazer negócio e que tipo de negócio será esse, considerando o nível de crédito e o risco que estão dispostas a correr na concessão”, ressalta Marcelo. A rapidez das respostas contribui para aumentar a lucratividade e melhorar o desempenho da organização.
 
Problemas & solução
 
O Hunter garante as melhores taxas de rejeição para solicitações fraudulentas. “O sistema possibilita investigações avançadas, que acompanham o tipo de fraude mais comum naquele momento no mercado”, explica Marcelo. A fraude de identidade é um exemplo comum no segmento automotivo. Praticada por grupos organizados, caracteriza-se pelo uso de documentos falsos cada vez mais sofisticados, que passam como legítimos em averiguações menos técnicas. Outro fato recorrente é o retorno de concessionárias e lojistas já autuados anteriormente. Eles voltam com identidade jurídica diferente e seguem fraudando o sistema. O uso de informações inexistentes para obter comissões ou empréstimos falsos por parte de corretores e intermediários também consta da lista de fraudes.
 
Não é raro acontecer manipulação de documentos, particularmente de renda e emprego, ou a omissão de dados cadastrais que comprometam a obtenção do empréstimo por parte de quem busca crédito. Há necessidade de cuidado extra também com o financiamento de veículos importados, especialmente de marcas de maior prestígio, e que são embarcados de maneira irregular. “A boa notícia para o setor é que parte dessas ações pode ser evitada com a aplicação do Hunter, garantindo menos perdas”, conclui o presidente de Decision Analytics da Serasa Experian.
 
Além de tecnologia avançada e de regras antifraude customizadas por segmento, a solução possui sofisticados algoritmos para combinação de dados, o que transfere inteligência ao processo. O compartilhamento de informações entre empresas que empregam o Hunter potencializa sua ação preventiva, na medida em que cruza dados sobre padrões e tendências presentes nas fraudes. Outro fator que eleva o grau de confiabilidade da tecnologia é a fácil integração com o portfólio de soluções antifraude e de crédito da Serasa Experian. Esses elementos levam à evolução e ao monitoramento perene da carteira, criando um ciclo de prevenção, investigação e melhoria do processo de aprovação de propostas e concessão de crédito. 
 
A solução permite configuração de regras antifraude também para empresas dos segmentos bancário, cartões de crédito, financeiro, seguros, telecomunicação e varejo.
 
Fraude
 
A prevenção a fraudes é um dos focos da área de Decision Analytics da Serasa Experian. “Nós protegemos nossos clientes ao detectar e prevenir fraudes em cada estágio do ciclo de negócios”, ressalta Marcelo. A proteção é garantida pelo trabalho de consultores especialistas no tema, com significativa experiência na área. Alguns profissionais da equipe já desempenharam funções similares em grandes instituições do mundo. “Eles entendem os desafios específicos da área e fornecem orientação prática tanto para uma solução imediata como para uma avaliação mais completa do programa de prevenção.” Segundo o executivo, a prática possibilita ajudar efetivamente as empresas no equilíbrio da ocorrência de fraudes, maximizando a receita e a produtividade e conquistando a satisfação e a confiança do cliente.
 
Analisar para decidir
 
O Hunter atua de forma completa, unindo informação e análise. A área de modelagem de dados da Serasa Experian é fundamental para os bons resultados da solução. Ela é responsável por demonstrar o valor das informações, seja de consumidores ou empresas, além de ajudar os clientes na aplicação de consultoria especializada, ferramentas analíticas, software e sistemas que convertem informações em decisões de negócio. “Nossa especialidade é gerenciar e enriquecer dados em importantes subsídios para que as decisões de nossos clientes sejam precisas e rentáveis em cada uma de suas iniciativas”, conclui Marcelo. 
 
Hunter no mundo
 
Desenvolvido na Inglaterra em 1991, o Hunter acumula resultados positivos em empresas de vários segmentos, em especial bancos e companhias de cartões de crédito, provenientes de 11 países ao redor do mundo. Na Europa, cerca de 90 empresas clientes Experian trabalham com o Hunter. No mundo são 120 soluções implantadas em diversos setores do mercado. 
 
O Hunter é referência mundial em detecção de fraudes. Sua eficácia já foi chancelada pelo prêmio britânico Queen´s Award, em 2006, na categoria inovação, cuja entrega foi feita pessoalmente pela rainha Elizabeth 2ª. Os clientes Hunter no Reino Unido obtiveram uma redução de fraudes de falsidade ideológica em 80% depois do uso da solução, totalizando uma economia de US$ 1,3 bilhão ao ano para as companhias usuárias daquele país.
 
Para se ter uma ideia da eficiência do produto, nos últimos seis anos, as emissoras de cartões de crédito na Inglaterra evitaram um prejuízo de £ 585.545.572 graças à solução. “Nesse mesmo período ficou evidenciado que o segmento de cartões de crédito naquele país é recordista em números de tentativas de fraude”, salienta Kekligian. A amostragem inglesa aponta que, em 2010, de um total de 61.185 tentativas de fraudes nos segmentos automotivo, de seguros, empréstimos, hipotecas e cartões, 35.396 correspondiam ao mercado de cartões. 
 
Contato:
 
Serasa Experian
 
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. 
 
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
 
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
 
Experian
 
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
 
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
 


http://www.segs.com.br (17/09/2012)