Vida

O seguro de vida cobre a morte natural das pessoas e pode incluir seguro de acidentes pessoais conjugado com o seguro de vida. Ele tem por finalidade garantir o pagamento de uma indenização ao beneficiário, em caso de morte do segurado ou, ao próprio segurado, em caso de invalidez.  
Para quê fazer um seguro? Para se ter uma cobertura futura em caso de falecimento. É como fazer uma poupança de longo prazo, porém sem poder resgatar o dinheiro.

GUIA DE SEGURO DE VIDA

CARACTERÍSTICAS
Há limite de idade para contratação do seguro? Em várias seguradoras sim. Outras operam com seguro de vida até 80 anos.  
Quem pode ser beneficiado pelo seguro de vida? O segurado pode definir qualquer pessoa como seu beneficiário. No caso de não haver uma declaração expressa, ficam como beneficiários os seus herdeiros legais.

Qual o prazo que o segurador tem para aceitar uma proposta de seguro? De acordo com a legislação vigente, o segurador tem o prazo de quinze dias para aceitar uma proposta e emitir a apólice correspondente. Se, ao final desse período, não houver manifestação do segurador, estará implícita a aceitação do risco.

MODALIDADES
Em que categorias se divide o seguro de vida? Seguro de vida individual ou em grupo. O seguro de vida em grupo deve ser feito por um estipulante (pessoa física ou jurídica que contrata o seguro a favor do segurado) e seu contrato tem duração de um ano, podendo ser renovado. Em uma mesma apólice são garantidas várias pessoas, unidas entre si por interesses comuns, que mantenham relações definidas com o estipulante - geralmente, um contrato de trabalho. Poderão ser agregadas coberturas adicionais, como invalidez permanente, assim como estabelecidas indenizações múltiplas para caso de morte provocada por acidente. Já o seguro de vida individual cobre morte ou sobrevivência de um único segurado (valendo também para casais ou sócios). A indenização é paga na forma de capital.

COBERTURA
Que tipo de cobertura é garantida pelo seguro? Morte natural - garante a indenização por morte de causas naturais (doenças). Morte Acidental - garante a indenização por morte de qualquer causa acidental. Invalidez permanente total ou parcial por acidente - garante ao segurado uma indenização proporcional ao capital segurado.  Invalidez Permanente Total por Doença - garante a indenização total por qualquer doença para qual não se espera recuperação ou reabilitação e que impeça o segurado de exercer qualquer atividade profissional.

CUSTO
Como é calculado o prêmio dos seguros? Através de uma taxa estatística (expectativa de vida e risco). A taxa do prêmio é calculada com base na idade do segurado e do capital por ele estipulado (o valor do benefício).

INDENIZAÇÃO
Como é calculado o valor da indenização? A indenização já é estipulada pelo segurado quando ele contrata o seguro.
Em quanto tempo o beneficiário recebe o valor do seguro? Desde que a documentação apresentada esteja em ordem, em torno de 15 dias úteis.